domingo, 21 de dezembro de 2014

SONHO DE NATAL

Minha casa era modesta, assoalhada e de telhas. Banheiro no quintal e um fogão de lenha com chaminé (eu pensava que papai descia por ali)...

Muitas roupas no varal e atrás da porta de tramela, uma ferradura e uma figa de marfim e lá no fundo da cozinha de cimento, em cima da talha d’água de barro, um Fogão Jacaré que eu nunca vi funcionar.

Na parede azul da sala de visitas da Rua Professor Alcântara um Cristo de braços abertos... uma Folhinha e uma foto do Dick Farney...

A casa era assim ou quase e já não está mais lá, mas está dentro de minhas lembranças.
Tinha eu 4 anos de idade quando me sentaram em cima da cristaleira para ser fotografado perto de uma árvore de natal.

Na minha cabeça passava um mundo de cores, de músicas, magia e principalmente de emoção, aguardando a chegada do Papai Noel (Sr. Nivaldo) que trazia aquele saco cheio de balas para distribuir na Pracinha do Dr. Lydio para os meninos do lugar.
Não existiam os clarões dos led’s que hoje ilumina a cidade, mas a luz própria de cada olhar, a compaixão e a solidariedade enchiam de sons o Espírito Natalino.

O tempo passa...
Comigo os dias normalmente cumprem sua função, entre papéis, cinema, mágicas, amor e um violão... mas quando chega dezembro, vem as confraternizações e aí eu me lembro de você que havia esquecido desde o dia 26 de dezembro do ano passado e essa lembrança me agiganta, me faz conter o tempo e põe o mundo inteiro em minhas mãos.

"Então é Natal, é ano bom.
Vários sinais nos céus em uma data muito especial, e tem várias crianças brincando aqui no meu quintal.
Tudo de mais... tudo de bom.
Todos comigo e nada de solidão.
Meus versos são originais para te dizer e recomeçar outra canção".

• Que me perdoe Stevie Wonder, por adentrar em sua obra.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

MENSAGEM DE NATAL DO GRUPO AERO 2014


Em clima de festa artistas lançam DVD com o novo arranjo do hino de Cataguases

Na noite dessa quarta-feira, 17 de dezembro, foi lançado oficialmente o DVD "Hino Cataguasense" que presenteia o município com a mais nova roupagem dessa composição musical de Rebeldino Batista e Francisco Corrêa. Graças à proposta de Emanuel Messias Mariquito, o hino ganhou novos arranjos e integrou vozes de 65 cantores/artistas, filhos da terra por naturalidade ou de coração. 

O lançamento aconteceu no salão do Lions Clube, localizado na Avenida Humberto Mauro, onde compareceram dezenas de artistas e amigos que acompanharam a reprodução integral do DVD, começando pelo vídeo Hino Cataguasense, depois o making of das gravações, o documentário "Porto dos Diamantes", a montagem fotográfica sobre declamação do poema de Ascânio Lopes "Cataguases", e o filme "O último Natal", baseado no texto "O Natal do Tuberculoso", do mesmo poeta.
 
Dentre os convidados, compareceram o presidente da ACRIAR (Associação de Criadores de Arte, Produtores de Eventos Culturais e de Entretenimento) Francisco Carlos Fernandes, o vice-prefeito de Cataguases Sérgio Gouvêa, o secretário municipal de Cultura Zeca Junqueira, o vereador Geraldo Majella Mazini e cantores que atuaram na gravação da nova versão do hino. 
De acordo com Emanuel Messias, proponente e articulador do projeto que deu origem ao DVD, "a ideia de realizá-lo surgiu no ano passado, quando estava na Praça assistindo a uma banda de música tocar. Então pensei que o hino de Cataguases pudesse ser gravado e tocado por uma banda. Aí troquei ideia com amigos e comecei a convidar umas vinte pessoas para fazer o trabalho, mas logo esse número pulou para sessenta e cinco", exclamou. Ele então, acabou descobrindo um arranjo interessante para o hino, criado pelo amigo Ezequiel. "Fui atrás dele e deu certo", explicou Emanuel Messias, lembrando que o projeto é cultural, mas seus fins também estão preocupados com o social. "Por isso, 20 instituições filantrópicas estão recebendo 30 DVDs cada uma, para que possam vendê-los e reverter a renda em benefício próprio", finalizou.
 
SITE DO MARCELO LOPES - Fotos: Paulo Vitor.
http://www.marcelolopes.jor.br/noticia/detalhe/16471/em-clima-de-festa-artistas-lancam-dvd-com-o-novo-arranjo-do-hino-de-cataguases

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

HOMENAGEM A CAFÉ e PAULINHO DA HILDA - acriar


WHISKY A GO GO - Momentos do Grupo Aero 33 anos


GOSTO DA MINHA INFÂNCIA.

                        Aqui no Bairro Bela Vista, em Cataguases MG, em uma da ruas paralela à rua em que eu moro, tem um pé de Jerivá. Esta Palmeira produz um Coquinho que, na infância, eu, Bené, Tuia, João Bilola, Sequinho, Allan, Nem Bodim, Toninho, Oswaldinho, Nilsinho, Neneco, Toin Barata, entre outros... chamávamos de "coquim meleca". 
                        Não contive a emoção de ver o pé carregadinho e ao meu alcance... (como era difícil colher uns coquinhos desses naquela época)... e desci do carro para saborear alguns e também trazer uma dúzia deles para mostrar aos meus filhos o GOSTO DA MINHA INFÂNCIA.