sexta-feira, 15 de março de 2013

FALECIMENTO DE IVAN FALCÃO



Faleceu na cidade de Cataguases MG no dia 11 de março de 2013, Ivan Antônio Falcão Barroso.
Tivemos o prazer de ter convivido com esse grande músico cataguasense: Ivan Falcão, como chamávamos.
Nos anos oitenta, Ivan participou e criou arranjos para duas músicas do Grupo Aero (Aves Sertaneja e Caminhos de Solidão), ambas concorrentes dos grandes Festivais de Músicas de Cataguases, e gravadas no primeiro disco do Grupo Aero.
Em entrevista concedida à ACRIAR (Associação dos Criadores de Artes de Cataguases), Ivan nos contou um pouco daquele que foi sem sombra de dúvidas, um dos maiores conjuntos de bailes de toda a nossa região, o Spala,  fundado por ele no dia 12 de outubro de 1967.
Spala, em sua época, era comparado com os grandes conjuntos musicais do Brasil, como o The Fevers, Lafayette, Os Incríveis, The Peter Thomas, entre outros... A sua estréia aconteceu no Clube do Remo, na cidade de Cataguases, no dia 16 de março de 1968 e seu último baile foi no dia 31 de dezembro de 1977, na cidade de Carangola MG, no Clube Campestre.
Com dez anos de estrada, o Conjuto teve muitas variações de músicos. Por ali Ivan conviveu com Morel Barbosa, Aureliano Expedito (Lico), Reinaldo Cruz, Olney Figueiredo, Elisa Nunes, Chiquinho Condé, etc...
Ao ser indagado se o Spala era um mito, Ivan respondeu sem pensar: Spala foi uma verdade. 
 Ivan teve também grande participação na política de Cataguases. Por ser filho de Comunista, teve perseguição no exército. Em um concurso para Cabo, ficou em primeiro lugar, mas não recebeu a divisa. Calado parabenizou seu companheiros e não deu a mínima para os Comandos que ficaram ruendo as unhas. Assim era o Ivan Falcão.
Descanse em paz nosso amigo. Você não foi um mito e sim uma verdade.
Fotos gentilmente cedidas pela ACRIAR e Olney Figueiredo.
Por Emanuel Messias (Grupo Aero) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário