domingo, 24 de maio de 2015

NENA, O ARQUEIRO Nº 1

Nena (Humberto Bonente 81), nasceu no dia 19/04/1934 e faleceu nesta manhã de 24/05/2015 na cidade de Cataguases MG.

A maior lembrança que trago do meu Tio Nena é ele com seu violão, entoando as canções de Augusto Calheiros, Lindomar Castilho e Vicente Celestino, no quarto da sala, da antiga Rua Professor Alcântara em Cataguases MG. Não tive o prazer de assistir o futebol no Arqueiro Nº 1 do “Flamenguinho” de Cataguases.

Em entrevista que fiz a ele, no Projeto Craques da Bola (2008), idealizado por mim e por Pequeno posso relatar o seguinte:
Que Nena atuou no Flamengo de Cataguases e em seguida foi para o Spartanos de Rodeiro. De volta a Cataguases  se ingressou novamente no Flamengo até que veio o convite para ir treinar no Botafogo do Rio de Janeiro. A princípio não aceitou o convite, mas por insistência de seu irmão Bernardo, resolveu ir. Lá permaneceu alguns meses, treinou com o screte do Alvinegro carioca numa época em que Garrinha se destacava no time. Não acostumado com a vida de jogador profissional e sem entusiasmo com o salário que recebia, voltou para Cataguases e de volta ao Flamengo encerrou sua carreira no final dos anos cinqüenta, se consagrando como um dos melhores goleiros do futebol de nossa Região.
Robertão (um dos técnicos do Nena) em poucas palavras assim o descreveu:
“Nena fechava o gol enquanto Fafá fazia os gols do Flamengo em todas as partidas decisivas do time. Uma pessoa de grande simplicidade. O melhor goleiro que defendeu as cores preta e vermelha do nosso Flamengo em todos os tempos (Jan/2008).”

                                                     Amauri - Nena - Luiz Careta - Jaú

Nena era viúvo, deixa um filho Cláudio Luiz Bonente (Sequinho), duas irmãs Zezé (77) e minha mãe Itália (91), três netos e um bisneto.
Foi sepultado no Cemitério Municipal de Rodeiro MG na tarde hoje, às 15 h. Não pude comparecer ao seu velório e respectivo sepultamento por motivos de viagens, mas deixo aqui uma mensagem:


São Pedro, Nena está chegando... Ele está levando na mochila a sua chuteira, suas meias, calções e sua camisa marrom de maga comprida... Pede um tempo no jogo e vamos substituir o goleiro, porque o jogo está indo para um empate e não tem nenhum goleiro que possa defender os pênaltis nesta decisão como ele.

                                              Nena - Ari Ramalho e Eu (Emanuel Messias)
                                                    Coquetel Craques da Bola - 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário