segunda-feira, 29 de agosto de 2011

JÔ SOARES entrevista Emanuel Messias

Emanuel Messias é contador e proprietário da Meta Serviços Contábeis e Imobiliários, em Cataguases. Ele filma túmulos de pessoas famosas e faz pequenos documentários sobre a vida dessas pessoas, ideia que surgiu quando passeava por São João Del Rey MG e, acostumado a filmar atrações turísticas das cidades que visita, filmou o túmulo do ex-presidente Tancredo Neves.

Em entrevista super descontraída no Programa do Jô do dia 25 de agosto de 2011, ele apresentou trechos de alguns de seus filmes. Falou sobre Garrincha, que foi enterrado em um túmulo emprestado, porque seu mausoléu não havia ficado pronto e, quando foi terminado, o prefeito já havia falecido, e o novo não efetuou transferência dos restos mortais para o mausoléu; falou do Cemitério dos Bexiguentos em ItapecIrica MG e fez Mágicas.

Messias falou também sobre “Maria do Cemitério”, uma coveira que vive desde pequena em um cemitério, na cidade de Machado MG. Ele, também tem outras atividades paralelas, além dos documentários e da contabiliade: é mágico e músico do GRUPO AERO.



Tudo começou assim:
Há mais ou menos um ano e meio, recebi uma ligação de Luciana, se identificando ser do Programa do Jô, me fazendo o convite para eu participar do respectivo Programa. Disse sim, na hora. Então ela me disse que o repórter Caio iria me ligar. Pegou meus dados, etc e tal.
No mesmo dia, à tardezinha, estava eu em trânsito, quando meu celular toca. Como todo brasileiro, antes de atender, olhei no visor: era um 011... Portanto uma ligação de São Paulo. Parei o carro num acostamento, mas “a linha caiu”... Acelerei novamente e quando meu celular deu sinal, retornei a ligação e do outro lado da linha a atendente diz: Programa do Jô, boa tarde. Disse então da ligação recebida, mas a atendente me disse que não poderia transferir a ligação... Que quem tinha me ligado retornaria. Fiquei apreensivo.
Chegando a Cataguases, eis que recebo novamente a ligação. Minha primeira conversa com Caio durou mais de uma hora. Nos dias subseqüentes, recebi de três a quatro ligações. Estava tudo certo, era agora o momento de aguardar.
Os meses se passaram, até que Caio me ligou novamente em junho de 2010, me pedindo que eu mandasse em formado de DVD alguns dos meus materiais relativos à nossa pré-entrevista ocorrida durante as ligações. Eram matérias relativas às filmagens que faço em túmulos de personalidades famosas, de mágicas e também de música.
Em dezembro de 2010, recebi novamente outra ligação e sempre que a ligação era do Programa do Jô, eu pensava comigo: Parece que foi ontem que eles me ligaram!!! Os meses passados desde a primeira ligação me pareciam semanas e as semanas pareciam dias. Ele me disse que eu estava na pauta para o ano de 2011.
29 de Julho de 2011, a Luciana volta a me ligar, desta vez ela marca comigo a gravação do programa: dia 22 de agosto e que a Renata... me ligaria para mais alguns detalhes. No mesmo dia, estava eu a caminho de Barroso MG quando meu celular toca. Desta vez a linha não caiu. Parei o carro e foram outros quarenta minutos de conversa. Três dias após, mandei novo material, desta vez em três DVD’s separados (Filmes, Mágicas e Músicas) e alguns arquivos de fotografias que seguiram por e-mail, até que no dia 10 de agosto, Renata me liga novamente e acerta os detalhes da entrevista. Seria mesmo no dia 22 e que o Dinho iria me ligar na semana do dia 19 para acertar os detalhes da minha ida. A partir de então, meus dias pareciam agora minutos. Como tudo passava depressa...
O calendário vira mais um dia. Estamos no dia 17 de agosto, quase anoitecendo quando o Dinho me ligou e acertou comigo a viagem: Você vem para São Paulo no dia 21; Seu vôo sai do Aeroporto Santos Dummont no Rio de Janeiro às 20h15min com destino ao Aeroporto de Congonhas, pode trazer um acompanhante e tudo que você gastar, traga Nota Fiscal que o Programa vai lhe reembolsar.
Chega então o dia da viagem. Saio de Cataguases às 10h30min do dia 21, um domingo nublado, chego ao Rio por volta das 14h30min. O Rio de Janeiro estava mais frio que nunca. Aproveitei o momento de folga, que antecedia minha chegada com a partida e fui ao Cemitério São João Batista, em Botafogo para visitar exclusivamente o túmulo do compositor Braguinha. Aproveitei a visita e visitei também os túmulos de Marechal Deodoro da Fonseca e o de Luiz Carlos Prestes.
O ponteiro do meu relógio marcava então 19h30min, era hora de embarcar. O vôo JJ 3957 da TAM que me levaria a São Paulo estava marcado para às 20H15min. Os quarenta e oito minutos de vôo, confesso que foi num piscar de olhos. Meus minutos agora já eram segundos...
Chegando a São Paulo, lá no Aeroporto estava um motorista com uma plaquinha na mão onde estava escrito o meu nome, seguido do emblema do Programa do Jô, bem garrafal. Dali fui levado ao Restaurante Morumbi Grill para jantar e em seguida ao Hotel Blue Tree Morumbi. Um tratamento vip. Um carro ficou à minha disposição a partir do dia seguinte. Às 13h30min do dia 22, fui levado à Emissora da Rede Globo para almoçar em seguida fui deixado no Shopping Center Morumbi para um passeio e compras. De volta ao hotel, era a hora de me preparar para voltar à Emissora. Estava chegando o momento da gravação.
Chegamos à emissora às 18h15min e me direcionaram a um camarim exclusivo. Ficamos ali, eu e meu filho vendo pela TV o que estava sendo gravado no Studio do Jô e saboreando as frutas disponíveis.
Enquanto aguardava o momento tchan, assistia as entrevistas do cantor Ovelha, do ator Ricardo Tozzi, do atleta Paul Tergat, e do músico Arnaldo Antunes.
Meu momento estava chegando, os meus segundos já eram centésimos de segundos. Mesmo já acostumado com os flaschs e as lentes das câmeras, o meu coração próximo aos 53 anos pulsava mais acelerado, não era por menos, saber que a qualquer momento eu ia ser chamado.
Chega a hora. Pensava comigo: Eu só não quero ser o primeiro entrevistado da noite. Preciso relaxar e entrar no clima do programa. Eis que Jô Soares me chama para fechar o programa. Fiquei a vontade. Cumprimentei Jô dizendo a ele do prazer de estar ali e do agradecimento ao convite. Jô disse: Obrigado você. São vocês que fazem o meu programa... A entrevista rolou solta e no final, quando Jô disse: Eu conversei aqui com Emanuel Messias.... e a platéia suspirou com àquele ahhhhhhhhh!!! (querendo mais) e o Jô me parabeniza pelo trabalho e responde à platéia que também gostou, me senti realizado. O Programa tinha que acabar e àqueles treze minutos e alguns segundos que fiquei sentado ao lado do apresentador Jô Soares e em frente uma platéia dita intelectual, me pareceram milésimos de segundos.

Um comentário: